O Cane Corso é um cão robusto, forte, poderoso e com extremidades musculosas. Tem uma cabeça plana, larga, quadrada e muito marcada. As orelhas são triangulares, pendentes e largas na base. Nos países onde isso é permitido, muitas vezes são operadas em forma de um triângulo equilátero assim como a cauda, que pode ser amputada na quarta vértebra.
Musculoso e imponente, os cães da raça tem um porte médio-grande, variando de 58 a 70 centímetros de altura e chegando a pesar até 70kg. As fêmeas são ligeiramente menores em pese e altura que os machos da mesma família. Já os machos devem apresentar os dois testículos, de aparência normal, bem descidos e acomodados na bolsa escrotal.
Sua pelagem curta e bastante dura, o Cane Corso tem colorações em seus pelos que podem variar entre tonalidades de cinza, preto e marrom e/ou ainda destacar uma padronagem tigrada.
Somente os cães clinicamente e funcionalmente saudáveis e com conformação típica da raça devem ser usados para a reprodução.
Para fins de seleção na busca pelo aprimoramento da raça, é considerado desvio de padrão, e portanto deve ser desconsiderado para fins de reprodução, todo cão que apresentar qualquer sinal de anomalia física ou quando apresentar quaisquer das seguintes características:
- Eixos superiores do crânio e do focinho paralelos ou muito convergentes;
- Faces laterais do focinho convergentes;
- Despigmentação parcial da trufa;
- Mordedura em tesoura; prognatismo inferior maior que 5mm;
- Cauda enroscada, cauda na posição vertical;
- Acima ou abaixo do tamanho;
- Presença de ergôs;
- Divergência do eixo crânio-facial.
- Trufa totalmente despigmentada.
- Cana nasal muito côncava ou convexa (nariz romano).
- Prognatismo superior.
- Despigmentação parcial ou completa das pálpebras
- Olhos porcelanizados(azul salpicado)
- Estrabismo (vesgo).
- Cauda ausente ou muito curta.
- Pelo semilongo, muito curto ou franjado.
- Todas as cores não indicadas no padrão
- Largas manchas brancas.