O Cane Corso é uma raça de cão calma e tranquila com as pessoas que convivem com ele, sendo a sua docilidade e capacidade de socialização seus principais destaques. É um excelente cão de guarda e não costuma latir aleatoriamente ou excessivamente, só fazendo barulho quando achar que é realmente necessário.
Com sua musculatura poderosa e porte elegante, seus movimentos são ágeis, sendo o trote a forma de andar preferida desta raça.
E ainda que ele se mostre bastante dócil e afetuoso com seu dono, além de muito paciente com crianças, o Cane Corso se mostra desconfiado com estranhos. Está é justamente sua natureza defensora e territorialista que fazem com que esta raça atue tão bem em trabalhos de guarda e pastoreio. Razões pelas quais são muito utilizados como cães de guarda, cães de defesa, de caça, pastoreio e também de companhia.
Vigoroso, enérgico, o Cane Corso tem um forte senso territorial. De comportamento equilibrado, corajoso e também orgulhoso, merece atenção no sentido de treinamentos desde a sua fase de filhote – para que a sua energia seja direcionada no aprimoramento destas qualidades.
Mesmo parecendo estar sempre desconfiado com a presença de estranhos, esta raça é muito fácil de se adestrar. No entanto, exige a presença de um tutor que tenha pulso firme e confiança nas suas ordens, possibilitando que o animal aprenda a respeitá-lo por completo e exponha toda a sua fidelidade e obediência do dia-a-dia.
Por ser uma raça bastante rústica, dispensa cuidados específicos, bastando apenas oferecer bastante espaço para que eles possam fazer exercícios. O Cane Corso é muito sólido e sua pele é muito espessa.
Embora os cuidados com o Cane Corso no dia-a-dia não sejam muitos, é necessário manter a sua pelagem escovada para evitar o acumulo de sujeira e o aparecimento de problemas de pele. Por isso, manter o pelo com uma escovação semanal também é uma boa prática de cuidados com o animal.