Nossa história com o Cane Corso Italiano começa em 2017, quando o Engenheiro Victor, dono e idealizador da Maques Cane Corso, começou a sentir cada vez mais a necessidade de ter um excelente cão de guarda para cuidar e proteger seu sítio em Juquitiba.
Sendo o sítio a moradia de seus país e frequentemente visitado por muitas crianças e outros familiares próximos, a raça escolhida deveria obrigatoriamente ser tolerante as pessoas mais próximas ao mesmo tempo que fizesse a guarda da propriedade.
Foi assim que sua pesquisa por um cão que fosse de porte médio/grande, corajoso, que impusesse respeito e não desse confiança a estranhos mas, ao mesmo tempo, fosse dócil, carinhoso, leal e muito protetor com a família, o levou a conhecer o Cane Corso Italiano e escolhe-lo como sendo a opção mais indicada a sua necessidade.
Assim, naquele mesmo ano, Victor adquire seu primeiro filhote, a cadela Princesa.
Inteligente e confiante, e com uma alta capacidade de aprendizado, o processo de adestramento da Princesa foi bastante fácil e rápido. Isso aumentou ainda mais a admiração pela raça e a certeza de que sua escolha realmente foi a mais acertada.
Nesse meio tempo, enquanto acompanhava o desenvolvimento da sua cadela, Victor passou a estudar cada vez mais a raça e entender todo seu processo de seleção para aprimoramento desta raça. E quanto mais aprendia, mais se apaixonava.
Em poucos meses a Princesa passou a fazer seu trabalho de guarda em um outro sitio da família Marques, agora noroeste do Paraná. Foi então que, agora necessitando de um substituto para realizar a guarda do sitio de Juquitiba, decidiu não apenas adquirir um filhote, mas um casal que, na sua visão, seria o início de um projeto pessoal criação racional do Cane Corso Italiano.
Porém, seu processo de escolha passou a ser muito mais criterioso do que a primeira. Já não bastaria apenas indivíduos com pedigree atestando a pureza da raça, mas sim indivíduos que também fossem verdadeiros exemplares e que reunissem em si todas as qualidades necessárias para se tornarem verdadeiros reprodutores.
Esta se tornou também a história do Thauru e Aruna, ambos nascidos em 2018, que ao terem sua primeira ninhada em 2019 se tornaram o primeiro e primeira padreador e matriz do Marques Cane Corso.
Hoje, nós da Marques Cane Corso temos no nosso plantel, além dos primeiros já mencionados, mais um padreador, o cão Gamer, mais duas matrizes, as cadelas Eva e Okira, além das reservas genéticas, Astro, Antonela e Lexa, que são filhotes de grande destaque devido as suas excelentes características físicas e comportamentais.